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FRESAGEM DE ASFALTO

Tecnologia em produção

A fresagem a frio envolve o corte ou moagem de uma ou mais camadas de pavimento asfáltico usando um processo mecânico a frio. Ele corta através de um movimento rotativo contínuo e, em seguida, levanta o material triturado na caçamba do caminhão basculante.


A fresagem deve produzir uma superfície texturizada visivelmente uniforme na qual o tráfego rola suavemente.


A superfície deve estar livre de saliências significativas, sulcos contínuos e outros defeitos estruturais, conforme o pavimento permitir.


O objetivo da fresagem do pavimento é remover o pavimento antes que um novo revestimento asfáltico seja executado. É indicado para áreas com más condições de remendo, áreas próximas a vasos, áreas com alta concentração de quebras e ondulações plásticas, rachaduras e outros defeitos.


A fresagem à terra também é adequada para remover revestimentos betuminosos existentes em decks de arte especiais, em áreas fortes.



Todos os equipamentos devem ser inspecionados antes de iniciar o trabalho e devem estar em conformidade com esta especificação. Os equipamentos básicos necessários para a execução do serviço são:


a) A fresadora possui as seguintes características:


- Capacidades mecânicas e dimensões que permitem realizar o fresamento de forma uniforme, bem como equipamentos que permitem a correta gradação da profundidade de corte;


- com controle hidráulico permitindo variação de espessura na fresagem, com largura mínima de 0,20 m e largura máxima de 3,80 m;


- A capacidade de nivelamento automático e a precisão de corte permitem o controle da configuração da inclinação transversal para atender ao projeto geométrico;


- um dispositivo que permite a retirada do material cortado ao mesmo tempo da operação de fresagem, elevando o material retirado na esteira até a caçamba do caminhão basculante;


- Os dentes do tambor fresador devem ser intercambiáveis ​​e permitir sua extração.



implemento

A demolição do pavimento asfáltico deve ser realizada por fresagem mecânica a frio do pavimento, respeitando as espessuras indicadas no projeto e as áreas previamente delineadas.

Quando o material abrasivo é usado para reciclagem, ele deve ser

Remova o excesso de sujeira e detritos da superfície da estrada varrendo

mecânica.

O material fresado deve ser levantado imediatamente para carregamento no caminhão, e

Transportado para um local de reutilização ou local de descarte.

O local de armazenamento deve estar previsto no projeto ou no local obtido pela unidade construtora e aprovado na vistoria.

Se forem produzidas chapas de material revestido devido a variações na espessura do revestimento a ser removido, a profundidade de fresagem deve ser aumentada para remover esses resíduos.

Durante a fresagem, deve-se manter a operação do jato de água para resfriar os dentes da fresadora.


controle ambiental


Os procedimentos de controle ambiental referem-se à proteção dos corpos d'água, da vegetação do entorno e da segurança viária.


Os seguintes procedimentos devem ser seguidos ao fresar o pavimento:


a) Os sinais de alerta e segurança devem ser implementados de acordo com as normas relativas ao serviço;


b) A passagem de equipamentos desnecessários fora da via deve ser proibida, de modo a não causar danos desnecessários à vegetação e interferir na drenagem natural;


c) As áreas utilizadas para estacionamento e manutenção de veículos devem ser devidamente sinalizadas e posicionadas de forma que lubrificantes ou resíduos de combustíveis não entrem nos cursos d'água. Essas áreas devem ser restauradas ao final do evento;



Padrão de medição


O serviço deve ser em metros cúbicos de asfalto fresado.


O volume é calculado multiplicando a extensão obtida da pilha pela largura da seção transversal e espessura de projeto no local real de fresagem.

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