Asfalto CBUQ

ASFALTO CBUQ

O concreto asfáltico, também chamado de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), é uma mistura a quente de vários agregados com tamanhos diferentes e cimento asfáltico. A granulometria dos agregados também influencia na divisão desses grupos de agregados.

Em outras palavras, esta mistura a quente de agregados é utilizada para formar as camadas de ligação e a camada de revestimento asfáltico durante a pavimentação de uma via. O DNIT possui a Norma 031/2004 – ES, a qual define as especificações de serviço para concreto asfáltico.

Tratando-se ainda da granulometria do CBUQ, este tipo de concreto asfáltico possui quatro tipos diferentes de dosagem, de acordo com a graduação dos agregados, sendo elas: densa, uniforme, aberta e descontínua. A fabricação deste concreto asfáltico é definida por estes parâmetros.

O que é CBUQ e quais são as suas funções na pavimentação?

Como dissemos, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é formado pela mistura a quente de vários agregados e cimento asfáltico. Portanto, este tipo de material faz parte do grupo de pavimentação asfáltica, a mais utilizada no Brasil. Basicamente, o concreto asfáltico é formado por britagem, material de enchimento e uma liga betuminosa. Em relação às suas funções na pavimentação, ele pode ser usado em ruas das cidades e estradas, proporcionando uma excelente qualidade em sua aplicação.

A Norma DNIT 031/2004 – ES tem como objetivo estabelecer a sistemática a ser empregada na produção de misturas asfálticas, como o CBUQ, para a construção de camadas do pavimento de estradas de rodagem, de acordo com os e especificações do projeto. A empresa Vila Betume é responsável pela produção e transporte de concreto asfáltico visando prezar pela qualidade dos processos térmicos envolvidos na cadeia produtiva e também proporcionando as melhores soluções em CBUQ.

usina.jpg
usinagem-de-cbuq-joao-pessoa-01.jpg
download.jpg