Massa asfáltica
Tendo em vista a grande versatilidade de segmentos aos quais a massa asfáltica presta serviço, é possível encontrar o material em duas opções: massa asfáltica a quente ou a frio, tornando assim viável a solução de necessidades mais especificas ou que contém maior complexidade. No primeiro caso, a matéria prima é usualmente aplicada na pavimentação, em que o produto asfáltico é usinado, espalhado e compactado através de altas temperaturas.
Já a massa asfáltica a frio é submetida ao método de usinagem a quente, onde apronta-se o asfalto modificado. No entanto, a etapa de aplicação é realizada a frio, sendo espalhada e compactada deste mesmo modo. Sua implementação é empreendida por meio de placas vibratórias ou rolo de chapa, caso o objetivo seja corrigir erupções e desgastes presentes no asfalto.
CARACTERÍSTICAS PRESENTES NA MASSA ASFÁLTICA
Quando se trata de vantagens, a massa asfáltica a quente é reconhecida como a alternativa de maior praticidade em relação a um menor investimento, propriedades que se devem a sua aplicação simplificada, sem que haja necessidade da adição de alguma mistura ao item, além de sua rápida fixação.