CONCRETO ASFÁLTICO


Um dado importante que é preciso ressaltar é: o concreto asfáltico do tipo frio que é usado nas ruas, vias e estradas para tapar buracos é usinado a quente. Entretanto, ele deve ser aplicado a frio, assim acontece uma transformação nos polímeros de borracha que gera as suas características.
Opção com excelente custo-benefício o concreto asfáltico frio é utilizado até mesmo para tapar buracos cheios de água. Por ser muito resistente e fácil de aplicar, só é necessário colocar uma fina camada de produto, para atingir o resultado esperado. Também não é necessário possuir grandes equipes para a realização do serviço.
Uma informação importante do concreto asfáltico do tipo frio é que ele é um produto bastante durável. Normalmente, pode ser usado em um período de seis meses quando é armazenado em pilhas de 50 toneladas. Em alguns casos as pilhas pequenas mesmo estocadas ao ar livre podem durar até um ano.
A aplicação do concreto asfáltico frio, além de fácil e ágil, não necessita da interrupção do tráfego de veículos para a realização do serviço, já que ele fica pronto na hora. Não há, também, a necessidade de se fazer nenhum tipo de preparação da pista ou mesmo limpeza prévia.
Antes de comprar o concreto asfáltico, seja ele frio ou quente, é ideal que se faça uma pesquisa de mercado para encontrar preços competitivos. Mais do que isso, é fundamental contar com uma boa empresa especializada que investe na qualidade dos produtos que produz e comercializa.
REFÊRENCIAS
O tipo de CONCRETO ASFÁLTICO será definido no projeto de pavimento e poderá ser um dos seguintes tipos: ▪ concreto Asfáltico - de Petróleo (CAP) do tipo 30-45, e deve atender aos parâmetros fixados pela Especificação da ANP R-19/2005. ▪ Cimento Asfáltico de Petróleo Modificado por Polímero SBS (CAP-SBS), e deve atender aos parâmetros fixados pela Especificação ANP 32/2010a. ▪ Cimento Asfáltico de Petróleo Modificado por Borracha moída de Pneus (CAPBORR), e deve atender aos parâmetros fixados pela Especificação da ANP R39/2008, exceto a Recuperação Elástica que deve ser > 45% quando ensaiado pelo método de ensaio ARTERIS T-329.
