Como surgiu o serviço de Microrrevestimento Asfáltico?
Na segunda metade dos anos de 1970, surge na Europa e posteriormente nos Estados Unidos, um novo sistema derivado do já consagrado uso das técnicas de aplicação a frio, com o emprego de emulsões asfálticas. Esse novo método recebe o nome de serviço Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF).
A partir de então, a técnica se difunde por diversos países, até que nos anos 1990 chega ao Brasil com o desenvolvimento de uma nova geração de emulsões asfálticas catiônicas poliméricas de ruptura controlada. Em 1997 ocorre, com grande sucesso, a primeira experiência com microrrevestimento asfáltico a Frio no Brasil, em rodovia com alto volume de tráfego, Rodovia Presidente Dutra BR-116/SP. Desde então a técnica passa a ser utilizada em larga escala por todo território nacional.
O que é Microrrevestimento Asfáltico?
O Microrrevestimento Asfáltico a frio é uma mistura asfáltica que consiste na associação de agregado britado de alta qualidade (pó de pedra e pedrisco), fíler mineral (cal ou cimento), emulsão asfáltica catiônica elastomérica de ruptura controlada, água, aditivos químicos (se necessários), que apresenta consistência fluida de maneira a ser uniformemente espalhada sobre uma superfície previamente preparada.
Campo de Aplicação
O Microrrevestimento Asfáltico a Frio é, principalmente, aplicado na conservação e rejuvenescimento de pavimentos que necessitam de impermeabilização e melhorias nas condições de segurança e atrito. No entanto, há um amplo campo de aplicação da técnica como solução na pavimentação:
Camada intermediaria antireflexão de trincas e fissuras (SAMI).
Camada antireflexão de trincas e fissuras (SAM) - Inovação e desenvolvimento Garcia Monteiro.
Enchimento de trilho de rodas (Deformação permanente).
Enchimento de degrau entre faixas contiguas (Degrau em acostamento, Degrau em faixa de segurança).
Enchimento de degrau em formato de cunha - Inovação e desenvolvimento Garcia Monteiro.
Camada para aumento de aderência pneu-pavimento.
Camada de Bloqueio.
Cape seal.
GAP Graded a Frio – Inovação e desenvolvimento Garcia Monteiro.
Além das aplicações citadas, a Garcia Monteiro tem como marca a fabricação própria das Usinas de Microrrevestimento que, aliado ao laboratório de misturas asfálticas, permite estarmos sempre inovando e desenvolvendo novas soluções como o Microrrevestimento Asfáltico a Frio de alto desempenho (SAM), o GAP Graded a frio, o Enchimento de acostamento em cunha, Enchimento de degrau com material fresado.
Quais as vantagens do Microrrevestimento Asfáltico? Considerando as técnicas de pavimentação e misturas asfálticas existentes, o MRAF apresenta excelente custo benefício por ter características construtivas que possibilitam intervenções de menor porte e custo. A utilização do MRAF é essencial para sistemas de gerencia de pavimentos (SGP) uma vez que retarda a evolução dos defeitos do pavimento, postergando, por consequência, as intervenções com alto custo de restauração e reconstrução do pavimento. Além dos benefícios na redução de custo o MRAF tem outras excelentes vantagens:
Fonte do conteúdo: http://www.garciamonteiro.com.br/microrrevestimento-asfaltico
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